O 1/4escuro é um coletivo (grupo de amigos fotógrafos amadores) que se dedica à fotografia analógica. Para esse efeito recorreram ao laboratório fotográfico existente no Espaço Lx Jovem, propriedade da Câmara Municipal de Lisboa e localizado no Bairro do Armador em Marvila, perto do metro das Olaias.
Trata-se de um espaço construído há mais de uma década, entretanto esquecido com a popularização da fotografia digital. No entanto, possui as condições e equipamentos adequados à exigente manutenção de um laboratório fotográfico tradicional e há cerca de um ano este grupo de amigos começou a dar-lhe novamente o uso para o qual foi destinado.
Querem saber como utilizar uma máquina analógica? Revelar o seu próprio rolo de filme? Fazer a digitalização de um negativo? Talvez queiram utilizar o quarto escuro para dar vida à sua fotografia (negativo) usando uma “arte” que aparenta estar esquecida, transformando um simples negativo em uma impressão de fazer inveja? E que tal um passeio fotográfico? Sim, tudo é possível!
Este coletivo de amantes da fotografia analógica (Bruno Candeias; Gonçalo Matias; Luis Silvério; Pedro Freitas; Tiago Soares) está disponível para vos ajudar, no Espaço Lx Jovem – laboratório de fotografia. Está aberto a todos os que queiram partilhar experiências e ideias. Este espaço é tambem vosso, aproveitem!! 🙂
Mas este grupo de amigos não fica por aqui, o seu próximo passo é fazer uma exposição sobre as hortas urbanas ilegais que a cidade de Lisboa tem. Sim, é verdade, ainda há quem precise de hortas para sobreviver. Querem documentar a existência desses espaços em pleno centro urbano.
Quem pensa que a fotografia analógica está morta, está redondamente enganado! O nascimento deste espaço é apenas a ponta do iceberg. Sempre esteve viva e é a paixão de muita gente! Pelo que eu ouvi dizer, “eles pretendem que este bicho se pegue … de preferência, num quarto escuro“. 🙂