Revelação negativos – Preto e Branco – Tri-x 400 puxado 800 ISO



Para quem se dedica à fotografia analógica será, sem qualquer dúvida, mais barato fazer as revelações dos rolos em casa. Com um pequeno investimento para comprar o material+quimicos em 10 rolos revelados está tudo pago. Os químicos usados para revelar rolos a preto e branco são diferentes dos utilizados para rolos a cores. Atualmente apenas revelo rolos de filme a preto e branco pois a cores são temperaturas mais elevadas e requerem outros cuidados. Existem muitos tipos de químicos e aqui apresento apenas a minha solução usando o Rodinal (Adonal) para o revelador – água da torneira para paragem –  e Adox Adofix para o fixador.

A revelação passa por 6 fases distintas: pré-lavagem, revelador, paragem, fixador, lavagem e secagem. A pré-lavagem nem todos fazem pois algumas películas (como o TriX ou o Tmax) aconselham a pré-lavagem à mesma temperatura do processo; outras (HP4+) desaconselham a pré-lavagem. A utilização do químico do revelador, faz a revelação do rolo mais ou menos a 20 graus, tem um tempo específico dependendo do rolo (marca) utilizado e respetivo ISO. Após esse tempo, temos que parar a revelação – paragem. Podemos utilizar um químico para o efeito mas aqui vou utilizar apenas água. Depois desta paragem, a revelação ainda não está completa. Temos um passo importante a fazer, o fixador. Este tem como objetivo “fixar” a imagem no negativo e só depois deste processo é que o nosso rolo pode ver a luz do dia. A lavagem final é também muito importante pois permite que o rolo não possua qualquer residuo de químico que poderá a médio e longo prazo estragar o negativo. No fim é fazer a secagem, colocando a secar a película num lugar sem pó.

A revelação de filmes a preto e branco é sempre igual, o que muda são os tempos, que depende do filme utilizado e respetivo ISO, e as inversões que fazemos no tanque de revelação. Aqui vou apresentar com detalhe a revelação do filme Kodak Tri-x 400 puxado a 800 ISO. Como poderão ver na parte final do texto, o que muda são os tempos utilizados. Se fosse Kodak Tri-x 400 demoraria apenas 13 minutos, mas como foi puxado a 800 ISO vai demorar um pouco mais 16:30 minutos.

Inicialmente, quando comecei nesta aventura da revelação, recorri a um grupo online Português conhecido por ter muitos amantes da fotografia analógica – http://www.focomanual.org/.

Foi lá onde aprendi e deram-me uma explicação minuciosa  que passo a descrever com apenas algumas alterações:

Utensílios:
Água limpa QB.
1 jarro de água ou contentor com 800ml de capacidade mínima.
1 medidor 300ml para químicos
1 medidor 1L para água
1 termómetro
1 tanque de revelação
1 abre caricas
1 tesoura
3 recipientes tipo garrafa para químicos
1 funil
2 molas da roupa
8ml de Adonal
5 gotas de vinagre branco
40 ml de Adox Adofix
1 relógio com segundos
1 ou 2 gotas ou duas de detergente da loiça

Preparação:
1 – Jarro 800ml de água (temperatura 20º)
2 – Colocar o rolo de filme Kodak Tri-x 400, usando um saco escuro próprio para não apanhar qualquer tipo de luz, dentro do tanque de revelação. Existem muitos tutoriais online onde explicam, passo a passo, como colocar o rolo no tanque. Na prática temos que abrir o rolo e colocar o filme na bobine do tanque. Fechar o tanque para não entrar luz. Tudo isto tem que ser feito em plena escuridão, dai o saco escuro. Depois disso feito, retornar a um espaço com luz.

Rolo de 35mm:

Rolo de 120mm:

3- Fase – Pré-lavagem: despejar os 400ml da água do jarro (previamente temperada a 20º graus) no tanque de revelação. Deixe repousar.

PARAGEM:
No primeiro recipiente coloque 5 gotas de vinagre seguidas de 400ml de água limpa QB, não sendo necessário estar temperada. Agitar.

FIXADOR:
No segunto recipiente coloque 40ml de Adox Adofix, seguindo as instruções presentes na embalagem de 1+9 (uma unidade de Adonal por cada 9 de água), colocando de seguida 360ml de água, perfazendo uma solução de 400ml. Agitar.

REVELADOR:
No terceiro recipiente coloque 8ml de Adonal, seguindo as instruções de 1+50 (uma unidade por cada 50 de água) que estão na embalagem. Adicionar os 400ml do jarro temperado a 20ºC no recipiente do revelador, perfazendo 408ml de revelador (sendo que 400 unidades de água a dividir por 50 igual a 8)

4 – Fase – Revelação: Despeje a água da pré-lavagem para o ralo. Despeje o depósito de revelação (terceiro recipiente) para o tanque de revelação.

Revelação de 16:30 minutos:

00:00 Introduza o objeto cilíndrico de cor negra no centro do depósito. Após encaixe, faça rotações entre os 90º e 180º, alternado o sentido de rotação.
00:30 Pare de rodar o “pinchavelho”, tire-o e coloque/fechar a tampa do depósito. Aguarde.
01:00 Levante o depósito e inverta o tanque 3 vezes, perfazendo um tempo de 5 segundos, poisando-o novamente na bancada. Levante ligeiramente e bata-o contra a mesma como se um ovo estivesse a partir. Aguarde.
01:30 Levante o depósito e inverta o tanque 3 vezes, perfazendo um tempo de 5 segundos, poisando-o novamente na bancada. Levante ligeiramente e bata-o contra a mesma como se um ovo estivesse a partir. Aguarde.
02:00 Repita a etapa anterior. Esta deverá ser repetida a cada minuto e trinta segundos, como explicado. Repetir-se-á até aos 16:00
16:00 Repita as 3 inversões. Desta vez, após poisar e bater levemente, retire a tampa.
16:30 Acabou a revelação, despeje o revelador para o ralo (lixo).

5 – Fase – Paragem: (1 minuto):
Após retirar o revelador, verta imediatamente o conteúdo do primeiro recipiente (5 pingos com 400ml água) no tanque de revelação.
Coloque novamente o pinchavelho e repita o rodar durante 30 segundos ou mais. Não há risco em exceder o tempo. Após terminar, retire o conteúdo do tanque para o ralo (lixo).

6 – Fase – Fixador: (5 minutos)

00:00 Verta o fixador (segunto recipiente) no tanque de revelação. Coloque novamente o pinchavelho e repita o rodar. Após encaixe, faça rotações entre os 90º e 180º, alternado o sentido de rotação.
00:30 Pare de rodar o “pinchavelho”, tire-o e ponha a tampa no depósito. Aguarde 30 segundos.
01:00 Levante o depósito e inverta o tanque 3 vezes, perfazendo um tempo de 5 segundos, poisando-o novamente na bancada. Levante ligeiramente e bata-o contra a mesma como se um ovo estivesse a partir. Aguarde.
01:30 Levante o depósito e inverta o tanque 3 vezes, perfazendo um tempo de 5 segundos, poisando-o novamente na bancada. Levante ligeiramente e bata-o contra a mesma como se um ovo estivesse a partir. Aguarde.
02:00 Repita a etapa anterior. Esta deverá ser repetida a cada minuto e trinta segundos, como explicado. Repetir-se-á até aos 04:30
04:30 Repita as 3 inversões. Desta vez, após poisar e bater levemente, retire a tampa.
05:00 Acabou a fixação, despeje o fixador para o recipiente para reutilização. Pode usar o funil.
05:05 Coloque água QB no interior do tanque de revelação e aguarde tempo a gosto.
10:00 Acabou. Normalmente não se excede 5 minutos.

7 – Fase – Lavagem: Este método baseia-se no aconselhado pela marca Ilford, tendo sido comprovado que o seu uso tira 99.5% dos resíduos da fixação (dizem eles).

Retire a água previamente vertida e coloque nova água limpa QB (em redor dos 600ml). Inverta 5 vezes.
Retire a água previamente vertida e coloque nova água limpa QB (em redor dos 600ml). Inverta 10 vezes.
Retire a água previamente vertida e coloque nova água limpa QB (em redor dos 600ml). Inverta 20 vezes. O filme está lavado.

À parte, prepare 400ml de água, misturando umas gotas de detergente da loiça ou molhante (no caso do molhante, 2ml por cada 500ml de água). Evite a espuma. Retire a água previamente vertida e coloque o preparado no tanque de revelação. Aguarde 2 minutos, no mínimo.

8 – Fase – Secagem: Desmonte o tanque. Arranje um local na casa onde não haja pó, passagens de pessoas ou corrente de ar, e que dê para pendurar o filme. Com cuidado, levante a ponta da pelicula da espiral. Enquanto segura com a mão esquerda a espiral no seu eixo, puxe com a direita o filme. Com um escorredor de película (normalmente não uso pois pode riscar o rolo) ou com o filme no meio dos dedos, escorremos a água excedente. Pendure a película no local escolhido usando uma mola. Coloque a segunda mola na ponta oposta de modo a impedir o encaracolar do filme. O filme está a secar. Aguarde até a ponta inferior deixar de ser peganhenta ao toque. Quando não agarrar, está seco (isto é mais ou menos 1 hora).

Existe uma aplicação para iPhone que torna todo este trabalho muito mais simples, com todos os passos a seguir “Massive Dev” da digitaltruth.com

Esta é a imagem (programa de revelação) para Tri-X 400:

Massive Dev

Esta é a imagem (programa de revelação) para Tri-X 400 puxado 800:

Massive Dev_800

Aplicação muito fácil de usar! É só escolher o tipo de filme e respetivo quimico, e depois fazer “Start”! 🙂

Aqui estão os resultados da revelação (Tri-X 400 puxado 800):

Anexo um video, pois não há nada como ver na prática, muito bom e muito semelhante ao que já foi explicado aqui. A diferença é que ele faz 10 inversões de 1 em 1 minuto em vez de 5 inversões de 30 em 30 segundos.

Complicado ? humm, á primeira vista até parece ser mas em muito pouco tempo, com a prática, fica tudo muito simples e claro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *