Zine: Frames Of Lisbon



Esta é a minha primeira zine da série Frames of Lisbon. Esta ideia de zine não é nova nem exclusiva para trabalhos fotográficos.

O objetivo deste projeto fotográfico é apresentar a cidade de Lisboa através de fotografias, mantendo o espírito espontâneo e livre de restrições. Como fotógrafo de rua, vou tentar mostrar a vida diária da cidade através de uma série de pequenas zines com 36 fotografias de rua. Escolhi Lisboa porque é onde vivo e desejo compartilhar esta incrível cidade.

Rica em história e cultura, esta encantadora “cidade da luz” possui uma luminosidade natural e charme diferente de qualquer outra no país. Tornou-se um destino popular europeu pela sua emocionante diversidade, belos locais de fazer inveja e clima soalheiro.

O que vocês podem também observar nesta pequena zine é como eu vejo e procuro fazer fotografia de rua. Sim, porque quando olhamos para as imagens de um fotógrafo de rua, estamos também a ter um vislumbre da sua alma. A fotografia fascina-me porque me dá a oportunidade de me desenvolver artisticamente, ajuda-me a fazer uma pausa na rotina diária permitindo-me ver o mundo de outras perspetivas.

Cada zine (6×9 – 15×23 cm) desta série tem o espírito de usar apenas um “Rolo de Filme”. Possui 36 imagens mas no total são 78 páginas.

O que se espera de uma zine não é um livro com qualidade fotográfica, pois o papel é por norma dito “convencional” para reduzir o preço do mesmo. Neste caso foi utilizado um papel Standard B&W Uncoated Text Paper (50 GSM), sendo impresso fora do país. Pois é, não encontrei nenhum serviço online nacional que me fizesse “zines” a um preço razoável. É claro que podia imprimir e agrafar as páginas mas procurei algo com um pouco mais qualidade. Se tivesse a falar de uma produção em massa os preços seriam bastante mais reduzidos.

FRAMES OF LISBON – VOL 1
http://bit.ly/1q8xwov
Preço: 15€ zine + 5€ custos envio.

Com ou sem zine, podem sempre seguir o projeto em : http://framesoflisbon.com 😉

  1. Olá Ricardo,
    Sou estudante de fotografia e como trabalho final gostava de fazer uma zine muito simples, já tenho o layout pronto feito no indesign mas não sei onde imprimir. Gostava de saber se fizeste tudo em casa, ou se foi numa editora especifica, e será que me podias dar alguma dica? Muito obrigada pela atenção e parabéns pelo trabalho feito.

    1. Olá Margarida,

      A minha zine não foi impressa em Portugal mas para um custo mais reduzido será melhor consultares alguma tipografia perto da tua zona de residência. Tens também várias opções internacionais que fazem o envio para Portugal.

      Vê este vídeo, que te pode ajudar:
      How to make your own photography zine
      https://www.youtube.com/watch?v=ShQk0WHoa-8

      Blurb: http://www.blurb.com/
      RIPE DIGITAL: http://www.ripedigital.co.uk/gallery.html
      AWESOME MERCH: http://www.awesomemerchandise.com/Products/Print/Print-Custom-Comic-Books

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *